'

Arte Pré - histórica

Pintura Rupestre - o início de todas as artes

No momento faço pesquisas para minha próxima postagem nesse espaço e estudo a História da arte na pré-história. Ando as voltas com os períodos Paleolítico e Neolítico para um curto e resumido histórico da arte rupestre ou ainda as gravuras talhadas na pedra, as mais antigas representações pictóricas existentes.

As primeiras expressões da arte foram muito simples. Consistiam em traços feitos nas paredes de argila das cavernas ou das “mãos em negativo”. Somente muito tempo depois é que os artistas começaram a desenhar e pintar animais. Esse estudo é o começo para então chegar ao construtivismo e também ao asbtracionismo, e a Arte Moderna que apregoa a possibilidade de uma arte sem tema e que estimula a alma humana pelas formas que não se parecem com nada conhecido, que nada representam e que simbolizam nada; assim como a música pelas notas inventadas livremente. .Ando também em busca de imagens em fontes seguras daquelas eras, para a ilustração dos textos, e será uma breve introdução para dar continuidade aos meus objetivos, afirmando aqui que não tenho conhecimentos profundos, porém busco por aqueles que dizem com maior convicção e com mais acertos nessa retrospectiva da História da Arte, focando a sua origem.

Não será uma aula de pré-história e nem tenho essa pretensão, pois sou uma aprendiz e apenas estou direcionando minhas buscas na origem das manifestações artísticas do homem, como auxílio para minha introdução.

É como se diz " pegar" o fio da meada. E para tanto... estou entre os trogloditas com muita vontade de também aprender algo de mais humano com eles.

Elma Carneiro

11 comentários:

  1. aaaa blog perfeito!
    história da arte é minha vida
    eu faço assim...
    estudo música, história da arte e vou escrever alguns pensamentos *_*
    este blog irá expandir meus conhecimentos
    Eu adorei este lugar
    ja estou acompanhando \o/
    uHUu
    Bjim Elmaa
    Fuuiiii

    ResponderExcluir
  2. endfamiga - tem sido um problema escrever aqui porque o vídeo está a ultrapassar "as marcas"...e tive de fazer uma ginástica e tanto para que as letras aparecessem.A largura do vídeo e por montes
    de experiências feitas não deve exceder os 230.
    Mas vim aqui para manifestar a minha admiração pelo que aqui vi...então esses olhos amarelos...são demais!
    MAs como hoje é um dia especial...

    Quero informar que foi inaugurado mais um blog - inacabado, apenas com um pedido de divulgação, mas querida inaugurá-lo hoje - mas visa informar o que necessário for, para ajudar o Planeta e também o nosso próximo; por isso lhe chamei "Ajuda e Divulgação".Lá, está visível uma prenda e um beijo, para todas, neste DIA ESPECIAL.
    Seguidamente - e basta clikar lá no blog respectivo "ÓSCARES" - porque está já preparada uma homenagem, onde o prémio "MULHER 2009" espera a visita das que de uma forma mais assídua ou "en passant", vêm acompanhando o blog oficial "SOU PÒ E LUZ"! Neste também existe um mimo para todas.
    Espero que gostes!

    Abraço meu
    Mariz

    ResponderExcluir
  3. Minha linda, vc é demais!
    Passo aqui meio que correndo, confesso! Mas ja'te conhceço e te admiro em tudo que faz aqui, e em outras bandas rsrsrs! Vc é um amor e extremamente competente.

    Aproveite seu dia lindo e quente de sol, mas realmente todos os dias são daqueles que estão vivos, como nós estamos!

    Viva a mulher de verdade!
    Viva nós!
    Bjs
    CON

    ResponderExcluir
  4. I have always admired this early cave art and the artists who created the work. Imagine the conditions under which they worked.

    Abraha Lincoln
    Brookville Ohio

    ResponderExcluir
  5. To aqui conhecendo este outro espaço, blog também é cultura, ainda bem...um abraço na alma...boa terça para você..valeuuu

    ResponderExcluir
  6. ELMA
    Passei para lhe desejar um bom fim de semana w gostei muito desta postagem com Belas Pinturas sobre a ARTE RUPESTRE, mas se de facto "o Fotógrafo faz melhor"...???!!!
    Beijinhos
    G.J.

    ResponderExcluir
  7. Todos nós procuramos algo e o saber é uma procura constante.
    Beijo
    Isabel

    ResponderExcluir
  8. bonito blog me gusta la capturacion de imagenes k aces t invito a mi blog. un saludo

    ResponderExcluir
  9. Olá Elma!

    Vim agradecer sua visita e seu carinho.
    Seu blog é extremamente interessante,adoro artes.
    Volte sempre amiga.

    Bjusss

    ResponderExcluir
  10. Oi Elma, finalmente conseguí "entrar" pelo endereço, i.é., tive q digitar lá no alto da página,pq não deu pra entrar através do meu blog.
    O tema é muito interessante, principalmente porque, é como se estivéssemos retroagindo no tempo, através da história do Homem, re-buscando o caminho das pedras, mais exatamente, a Idade da Pedra, nas cavernas, onde, parece, que tudo começou.A partir do momento em que ele iniciou o trabalho com as mãos, iniciou-se também o trabalho com o cérebro, a capacidade de criar,de desenvolver ferramentas para auxiliá-lo na sua sobrevivência. Uma longa e fascinante história.Uma história feita de muitas batalhas, muitas dificuldades, até chegarmos aos dias atuais.Acho que vale a pena mergulhar de cabeça
    naquelas cavernas! Desejo-te muito sucesso nesta empreitada. Um grande abraço e parabéns!

    ResponderExcluir
  11. fis um trabalho coom uma imagen e adoreei

    ResponderExcluir

Obrigada por chegar até aqui. Seu comentário será valioso para que eu receba através dele, a sua opinião, prova da nossa interação.

Esse blog foi feito para você.

" ARTE é o conhecimento usado para realizar determinadas habilidades ou beleza transcendente de um produto de atividade humana".


Elma

Copyright © 2013 Espaço das Artes and Blogger Templates - *.