'

Paul Cézanne - O marco da Pintura Moderna

.

"EU SOU O PRIMEIRO DE UMA NOVA ARTE"

Pós - Impressionismo


Nascimento 1839 - morte 1906
"Eu sou um marco", dizia um convicto Paul Cézanne, um dos pais da arte moderna. Tinha como objetivo converter, nos quadros que pintava, os objetos da natureza a três formas básicas: o cilindro, a esfera e o cone.

A afirmação de Paul Cézanne "Eu sou o primeiro de uma arte nova" ilustra bem o papel que desempenhou esse artista como um dos iniciadores da pintura moderna.
Cézanne abriu as portas da modernidade na pintura, sulcando o caminho para artistas posteriores.
Só não entende a Arte Moderna hoje, quem não quis aceitar sua evolução e teimam ainda em não vê-la, portanto, desconhecem a sua nova linguagem.
Aqui está Paul Cézanne abrindo caminhos representando esse marco, em tempo e em bom momento a começar por ele e depois por seus sucessores.

Cézanne pertencia a uma família tradicional e seu pai, banqueiro e autoritário, não aceitava a ideia do filho ser artista. Mas Cézanne tinha dificuldades para enfrentá-lo. Com o apoio de sua mãe, o pai acabou cedendo ao desejo do filho, que abandonou a faculdade de Direito e viajou a Paris, em 1861, para aperfeiçoar os estudos em pintura.

Traços resumidos para a abstração
Paul Cézanne entra no contexto de minha explanação sobre a arte moderna, pela importância de suas ideias de se fazer uma arte sólida por meio de uma construção livre, vinda do ato de criar.
Apesar de que sua nova arte tenha grande vestígio figurativo, na verdade Cézanne nunca se inclinou às representações realistas e às impressões fugazes exploradas pelos impressionistas. Teve sim sua fase figurativa, porém depois se distanciou em busca de novos caminhos, e passou a aplicar novas formas e técnicas para desenvolver seu conceito na arte.
Sua opção recaiu sempre sobre a análise estrutural da natureza, por meio de uma pintura que apela preferencialmente à mente e à consciência, e não à visão. Cézanne não se preocupou em registrar o aspecto passageiro de um momento provocado pela constante mudança da luz solar, o que ele buscava era o permanente, a estrutura íntima da natureza.

Desenvolveu um estilo de pintura incomum, aplicando as cores em camadas grossas na superfície da tela com uma espátula, técnica conhecida como empasto, (clique na imagem). Esse recurso criava um efeito de grande força e energia, causando enorme estranhamento à época em que começou a ser aplicada.
.

Cézanne pós - Impressionismo

A expressão Pós-Impressionismo foi usada para designar a pintura que se desenvolveu de 1886, a partir da última exposição impressionista, até o surgimento do Cubismo, com Pablo Picasso e Georges Braque. Ela abrange pintores de tendências bem diversas, como Gauguim, Cézanne, Van Gogh e Seurat.

Embora vinculado ao impressionismo no princípio da carreira, sua obra posterior, marcada pela simplificação das formas e por uma nova concepção espacial, constituiu uma profunda renovação da arte pictórica e modelo para os artistas do Século 20.
Para Cézanne é preciso ler a natureza, ou seja, procurar a sua substância, depois a realização através de formas, cores e estrutura, e acima de tudo era preciso ser fiel à natureza, o que não significa , de forma alguma, reproduzir o que se vê, o que ele chama harmonia paralela à natureza. Veja fragmentos destes textos com Kátia Veloso aqui

Frequentou a Academia Suiça, na capital francesa, mas não conseguiu ser admitido na Escola de Belas Artes, pois julgam-as rebeldes e desajeitadas. Desapontado, retornou à terra natal para trabalhar com o pai que era banqueiro. Um ano depois, fez o caminho de volta decidido a se tornar pintor.
A partir de 1863, o pintor começa a preparar alguns quadros para as exposições do Salão Oficial de Paris. Mas não obtém sucesso. Todas elas são recusadas pelo júri, com exceção de um retrato, pintado em 1882.
Participou do "Salão dos Recusados" em 1863 juntamente com Jongkind, Whistler, Guillaumin, Fantin-Latour, Manet, Pisarro e outros, onde começa então a pintar quadros demoníacos e expressivos num estilo lançado e selvagem.
Este salão era para os artistas recusados pela Escola das Belas-Artes.
Cézanne era amigo íntimo do escritor Émile Zola escritor francês ( idealizador e principal expoente do naturalismo na literatura), mas rompeu relações com ele depois que este publicou o romance A Obra - no qual o personagem principal é um artista fracassado com pensamentos e personalidade que se assemelhavam aos de Cézanne. Esse episódio trouxe muita dor a Cézanne que sentiu-se magoado e ofendido.
No entanto não podemos desconsiderar o fato de Cézanne ter escolhido o crânio humano como tema de algumas de suas obras. Esta escolha ganha maior significado quando pensada a partir dos conflitos internos vividos pelo artista. A sua série de caveiras atua aqui como símbolo de suas angústias, tanto as existenciais quanto as inerentes ao ato de criação.
A rejeição da crítica e do público a seu trabalho agravou o retraimento de Cézanne, traço que perdurou em seu temperamento, e fez com que ele se afastasse progressivamente da técnica impressionista

Cézanne não se subordinava às leis da perspectiva. A sua concepção da composição era arquitetônica; segundo as suas próprias palavras, o seu estilo consistia em ver a natureza segundo as suas formas fundamentais: a esfera, o cilindro e o cone. Este rigor geométrico, mais tarde, influenciaria novos artistas e seria responsável, em grande medida, pelo surgimento do cubismo.
.
Ele pintou 80 vezes o monte Sainte-Victoire de sua amada Provence. Isso transformou-se em obsessão para Cézanne.

Revela-se entusiasta do estilo impressionista e deixa aflorar o desejo de conceber uma composição livre, sem a preocupação de representar as paisagens exatamente como ela é - buscava criar algo e não copiar algo.Com o passar do tempo, o artista deixa o ateliê para pintar "in loco", junto à natureza. Cézanne preocupava-se mais pela captação destas formas que pela representação do ambiente atmosférico. Cézanne não desejava dar a ilusão de bidimensionalidade para as telas, ele busca a construção.
Segundo Mikel Dufrene em seu livro "Arte é o que eu e Você chamamos de Arte" - a pintura figurativa, mais que representar, expressa. As telas de Cézanne não fotografam a montanha de Santa Vitória, mostram o montanhoso, deixam sentir certa mineralidade que, seguramente, é a essência da montanha.

Olhando a pintura de Cézanne, (clique para ampliar) é fácil compreender a enorme influência que ele exerceu sobre os artistas que nas primeiras décadas do século XX criaram a arte denominada Moderna
Esta paisagem foi primeiro dividida em «tramas», ou seja num certo número de retângulos, cada um deles desempenhando uma função na composição total, devido à ordenação dos pormenores e dos planos. Tem-se inicialmente a impressão de que estas composições inspiradas na natureza não têm nenhuma relação com a realidade, que são imaginárias.
Considerado o “Pai do Modernismo”, por ninguém menos que Picasso, ele e Brake, partem da dúvida de Cézanne e resolvem-na, em parte, criando o Cubismo.
Cézanne quis a luz que faz do objeto um sólido, e não a que o funde com a atmosfera, como os reflexos da água que tanto atraíam os impressionistas.
1906 - sua última tela

.

Le Cabanon de Jourdan

.
Vive principalmente em Aix, em 1887. Pinta com Renoir no Jas de Bouffan. Apresenta três quadros na exposição Les XX em Bruxelas, isso em 1890. No Verão, passa cinco meses com a sua família. No Outono, está outra vez em Aix. Sofre de diabetes. Primeira exposição individual em Dezembro de 1895, na casa do negociante de arte parisiense Ambroise Vollard. Pinta em 1896 na pedreira de Bibémus. Conhece o escritor Joachim Gasquet. A mãe de Cézanne morre em Outubro. A Nationalgalerie de Berlim compra um quadro de Cézanne. É a sua primeira tela num museu.
Trabalha em Aix, 1898, perto do Chateau Noir. Depois, outra vez fica um longo tempo em Paris. Em 1899, fica em Paris até o Outono e, depois, regressa a Aix onde ficará durante cinco anos quase sem interrupção. Venda do Jas de Bouffan.
Aluga uma pequena casa em Aix e contrata uma governanta. A mulher e o filho vivem, sobretudo em Paris.Uma nova exposição individual na Casa Vollard.

As suas telas atingem somas consideráveis.
6 meses antes de sua morte aos 77 anos de idade

Queixou-se na velhice, de que até sua geração estava contra ele, convicção fortalecida por uma longa série de obstáculos que, desde a juventude, havia limitado em quase todas as ocasiões o seu desejo de tornar-se um artista.
Foi sempre rejeitado pelos salões, negociantes de quadros e colecionadores. Ao mesmos tempo, seus amigos impressionistas se viam reconhecidos um por um, em 1880, aproximadamente, todos eles com exceção de Cézanne, tinham sido aceitos no salão oficial.
Se crises depressivas acompanharam Cézanne por toda sua vida, era unamimamente considerado, um homem tímido e difícil, mas foi sem dúvida a persistência, forte marca de sua personalidade, uma das principais responsáveis pelo desenvolvimento de sua genialidade artística. Sua pintura, que costuma ser enquadrado entre os pós-impressionistas.

A partir de 1902 ele trabalha no atelier do caminho do Lauves onde jovens artistas como Emile Bernard vêem vê-lo. No dia 15 de outubro de 1906 Cézanne é pego de surpresa por uma tempestade quando pintava no exterior. Ele é levado pra casa e morre no dia 23 de outubro em consequência de uma pneumonia.
Estátua  de Paul Cézanne em Aux-en-Provence


Túmulo de Cézanne
Cimetière de Saint Pierre,Aix-en-Provence, França

Obrigada Paul Cézanne

14 comentários:

Obrigada por chegar até aqui. Seu comentário será valioso para que eu receba através dele, a sua opinião, prova da nossa interação.

Esse blog foi feito para você.

" ARTE é o conhecimento usado para realizar determinadas habilidades ou beleza transcendente de um produto de atividade humana".


Elma

A Estética

Quem nunca teve a oportunidade de comparar os diversos tipos de beleza, indubitavelmente se encontra completamente incapacitado de dar opinião a respeito de qualquer objeto que lhe seja apresentado. Só através da comparação podemos determinar os epítetos da aprovação ou da censura, aprendendo a discernir sobre o devido grau de cada um. (Hume, 1989:266).

A estética é a ciência da arte e do belo

"O belo e a beleza têm sido objeto de estudo ao longo de toda a história da filosofia. A estética enquanto disciplina filosófica, surgiu na antiga Grécia, como uma reflexão sobre as manifestações do belo natural e o belo artístico. O aparecimento desta reflexão sistemática é inseparável da vida cultural das cidades gregas, onde era atribuída uma enorme importância aos espaços públicos, ao livre debate de ideias. Os poetas, arquitetos, dramaturgos e escultores desfrutavam de um grande reconhecimento social.

Homem Vitruviano- Leonardo da Vinci – 1490
Destaque às proporções em o Homem Vitruviano.  O termo "estética" vem da palavra grega aisthésis, que significa percepção ou sensação..Na antiguidade filósofos gregos começaram a conceber a estética a partir de objetos belos, produzidos em sua cultura. 
Surgiu então uma reflexão sobre as manifestações do belo natural e o belo artístico. O belo e a beleza passaram a ser objetos de estudo da filosofia. Segundo Platão, os elementos universais da beleza eram a proporção a harmonia e a união. Já Aristóteles, diferentemente de Platão, acredita que o belo seja inerente ao homem, afinal, a arte é uma criação particularmente humana e, como tal, não pode estar num mundo apartado daquilo que é sensível ao homem.
A beleza de uma obra de arte é assim atribuída por critérios tais como proposição, simetria e ordenação, tudo em sua justa medida.
Davi de Michelangelo no Museu Academia em Firenze
Nesta época, a estética era estudada junto com a moral e a lógica. O belo só seria alcançado caso se identificasse com o bom e com os valores morais, ou seja, tudo, para ser belo teria que ser também bom e verdadeiro, formando a unidade com a obra. Somente na idade média os filósofos intencionaram tornar a estética um ramo da filosofia independente da moral e da lógica. Ela adquiriu autonomia como ciência com a publicação do filósofo alemão Alexander Baumgartten, A esthetica, que abordava de maneira nova a estética como "a ciência filosófica que compreende o estudo das obras de arte e o conhecimento dos aspectos da realidade sensorial classificáveis em termos de belo ou feio".

Paul Klee - Crystal Gradation – 1921
A estética é a parte da filosofia que se ocupa dos problemas, teorias e argumentos acerca da arte.
Na Wikipédia a estética é "um ramo da filosofia que tem por objeto o estudo da natureza do belo e dos fundamentos da arte. Ela estuda o julgamento e a percepção do que é considerado belo, a produção das emoções pelos fenômenos estéticos, bem como as diferentes formas de arte e do trabalho artístico; a idéia de obra de arte e de criação; a relação entre matérias e formas nas artes. Por outro lado, a estética também pode ocupar-se da privação da beleza, ou seja, o que pode ser considerado feio, ou até mesmo ridículo". Inicialmente, a estética foi compreendida como teoria do belo, posteriormente como teoria do gosto e hoje é entendida como teoria da arte.

František Kupka Amorfha - lithograph 44,5 x 46 cm, 1912 / 1958- Checoslováquia
Algumas preocupações da estética são problemas como: O que é uma obra de arte? O que torna uma obra de arte bem-sucedida? Pode a arte ser um veículo da verdade? A arte é expressão ou comunicação dos sentimentos do artista? Qual a diferença entre compreender uma obra de arte ou não? Por que tiramos prazer estético do inesperado, como acontece com as tragédias ou com o horror de algumas cenas naturais? Por que coisas de tipos muito diferentes podem parecer igualmente belas? A percepção de beleza tem alguma relação com a virtude moral? Os juízos estéticos podem ser aperfeiçoados e treinados? Eles têm algum tipo de objetividade?, dentre outros. 

Alfredo Volpi - Brasil
Segundo minhas pesquisas, pude concluir que a estética é o ramo da filosofia que se preocupa com o belo, com o que nos causa uma sensação estética, ou seja, uma sensação de bem estar. 

.

4 comentários:

Obrigada por chegar até aqui. Seu comentário será valioso para que eu receba através dele, a sua opinião, prova da nossa interação.

Esse blog foi feito para você.

" ARTE é o conhecimento usado para realizar determinadas habilidades ou beleza transcendente de um produto de atividade humana".


Elma

O que é Arte

.

"A arte é uma criação humana com valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos e a sua cultura. É um conjunto de procedimentos utilizados para realizar obras, e no qual aplicamos nossos conhecimentos."

Slide-Arte-produzido por Elma Carneiro

"Arte Latim ARS, significando técnica e (ou habilidade) geralmente é entendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoções e idéias, com o objetivo de estimular essas instâncias de consciência em um ou mais espectadores. O produzir artístico nasce de uma observação apurada que, tanto pode ser dirigida para os aspectos externos quanto internos de algum fator, guiada pelos conceitos de beleza, que se formaram da vivência do artista."
.
Piet Mondrian - Holanda - Compositin with Lines - 1917
"Alem disso, a evolução das artes plásticas mostra ser apenas relativo e temporal dualismo que se manifestou na arte. Tanto a ciência com a arte estão descobrindo - e dando-nos consciência disso - que o tempo é um processo de intensificação, uma evolução do individual para o universal, do subjetivo para o objetivo, para a essência das coisas e de nós mesmos". Piet Mondrian

Paul Klee - Suíça - 1919
Para Paul Klee, a arte está ligada mais à essência do que à aparência das coisas. Portanto, a arte não representa o mundo, mas o apresenta, sendo o artista o elo entre o ser interior e o mundo que o envolve.

Kazimir Malevich - Russia - Quadrado preto Suprematista - 1915
"A arte não mais deseja servir ao Estado e a Religião, não mais quer ilustrar a história dos costumes, não mais quer saber do objeto (como tal), e acredita poder existir por si, independente da coisa (livre portanto,” da fonte de vida provada durante tanto tempo") Mas a essência e o significado da criação artística continuam incompreendidos, assim como a essência do trabalho criativo em geral; pois o sentimento continua a ser em toda a aparte a única fonte de toda a criação". Kazimir Malvich - pintor russo fundador da corrente suprematista.
.

6 comentários:

Obrigada por chegar até aqui. Seu comentário será valioso para que eu receba através dele, a sua opinião, prova da nossa interação.

Esse blog foi feito para você.

" ARTE é o conhecimento usado para realizar determinadas habilidades ou beleza transcendente de um produto de atividade humana".


Elma

Copyright © 2013 Espaço das Artes and Blogger Templates - *.