'

Abstraindo com Paul Klee


Liberdade nas formas e cores

[1879/1940] A arte não é uma ciência que seja fomentada progressivamente através de muito trabalho e da investigação de muitos membros; pelo contrário, é o mundo da diversidade. Cada personalidade, que dispõe da sua própria forma de expressão, tem aqui o seu valor. Só os fracos, aqueles que em lugar de procurarem em si próprios, procuram naquilo que já existe, devem desistir.


O arco-íris, a forma mais abstrata da natureza


Paul Klee nasceu em 18 de dezembro de 1879 em Münchenbuchsee, perto de Berna, na Suíça. Ampliou o vocabulário usado na pintura, explorando em suas obras linhas, cores, texturas e justaposições.>Sob a influência deRobert Delaunay(França), Klee teve a idéia de trabalhar diretamente com o espectro de cores. Segundo Klee, o arco-íris está acima de tudo o que tem cor. "O arco-íris é emprego, elaboração e combinação abstrata de cores.
"A cor apoderou-se de mim: não tenho mais necessidade de persegui-la. Sei que ela me tomou para sempre, tal é o significado deste momento, abençoado. A cor e eu somos um só. Sou pintor."

Um dos elementos mais importantes na obra de Paul Klee é a cor. No início, ele lidava com as cores apenas sob uma perspectiva teórica. Mais tarde, porém, ele descobriu também a qualidade emocional das cores.


A Primeira Guerra Mundial afasta-o da pintura até 1917, ano em que volta a pintar e a expor em Munique. Em 1921 instala-se em Weimar e ingressa na Bauhaus onde foi professor num curso sobre «Pedagogia da forma».

Em 1931, tornou-se também professor na Academia de Düsseldorf, de onde foi afastado pelos nazistas.
Para continuar na Academia, Klee foi obrigado a comprovar a sua filiação. De acordo com o decreto para a aplicação da lei, “só podia ser funcionário aquele que fosse alemão ou aparentado pelo sangue...”
A nacionalidade, segundo a lei suíça da época, era determinada pela ascendência paterna e, portanto, o pintor era cidadão alemão, tendo até mesmo servido o exército da Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial.
Assim, requereu os registros de nascimento dos avós que não foram de grande utilidade, porque esta lei previa ainda que podiam ser despedidos todos os funcionários “que, devido às suas atividades políticas, não ofereciam a garantia de estarem prontos a servir o Estado sem reservas e em quaisquer circunstâncias”
Sua demissão se deu em 1 de maio de 1933, e sua certidão de ascendência só chegou à sua morada em Berna, no dia 14 de Junho de 1935.


Apesar da demissão, mudou-se juntamente com a mulher, para a casa que tinham alugado em Dusseldórfia. Como muitos outros, tinham adotado uma atitude crítica a respeito do Estado nazi, ou até o tinham combatido, Klee deve ter nutrido as mesmas ilusões fatais.

Os nazistas o classificaram de "artista degenerado" e retiraram todas as suas obras dos acervos públicos da Alemanha.

A capacidade poética deste pintor permite-lhe uma contínua transição entre terra e céu, entre realidade e fantasia.
Viajante infatigável, homem de espírito curioso, Paul Klee é um homem difícil de classificar, de inspiração variada e sem peias, além de escritor entusiasta (o seu Diário é a sua melhor obra literária).

Textos extraídos do livro - KLEE - de Susanna Partsch
com fotos do mesmo e pesquisas de imagens Google.

9 comentários:

Obrigada por chegar até aqui. Seu comentário será valioso para que eu receba através dele, a sua opinião, prova da nossa interação.

Esse blog foi feito para você.

" ARTE é o conhecimento usado para realizar determinadas habilidades ou beleza transcendente de um produto de atividade humana".


Elma

Falando de Arte

.

  Construtivismo - novo mundo e o novo pensamento

A autonomia da arte


“As verdades visuais de tempo, espaço, cor, luz, textura, contraste, passagem, impacto, eco, vazio, forma, agudo, obtuso, côncavo, som e silêncio estão ainda a esperar, como as teclas de um piano, pelo toque humano”.
George Rickey - 24 de dezembro de 1994.

Octaedro (sólido de Platão) 

August Endell - Atelier Elvira (1897-98)
No fim do século XIX, inúmeros artistas, ainda que isoladamente, já contemplavam a possibilidade de uma arte sem tema. Por exemplo, por volta de 1890, o escultor e arquiteto August Endell, integrante do movimento Jugendstil, de Munique, vislumbrava uma nova arte.
.
Embora essa descrição tenha antecedido em mais de vinte anos o construtivismo, ela nos dá uma útil definição que inclui a renúncia ao simbolismo. A idéia, contudo, não era nova nem mesmo para aquela época.
Platão havia escrito sobre as formas geométricas em Filebo
"Pois digo que tais coisas são belas não em relação a outras coisas. São natural e permanentemente belas em si e por si mesmas, proporcionando certos prazeres produzidos pelos estímulos físicos. As cores desse tipo são igualmente belas porque possuem o mesmo caráter e reproduzem os mesmos prazeres."
Os sólidos platónicos são sólidos convexos cujas arestas formam polígonos planos regulares congruentes. A sua designação deve-se a Platão, que os descobriu em cerca de 400 a.C.. A existência destes sólidos já era conhecida pelos pitagóricos, e os egípcios utilizaram alguns deles na arquitetura e noutros objetos que construíram.

Protótipos da imagem construtivista haviam surgido sob diversas formas: nas pinturas das cerâmicas de milhares de anos atrás, na geometria dos mosaicos do chão dos banhos romanos e das primeiras igrejas cristãs, nas treliças islâmicas, em azulejos e decorações de gesso, nas tramas ornamentais celtas, nas subdivisões quadrangulares dos escudos heráldicos, nas banheiras, nas grades de ferro, nos padrões decorativos dos vidros coloridos, nas mantas e cobertores de lã escoceses com motivos em xadrez e nos desenhos de entretraçado estilizados de Albrecht Dürer e Leonardo da Vinci.

Leonard da Vinvi e Albrecht  Dürer
Prptótipos da imagem construtivista haviam surgido sob diversas formas: nas pinturas das cerâmicas de milhares de anos atrás, na geometria dos mosaicos do chão dos banhos romanos e das primeiras igrejas cristãs, nas treliças islâmicas, em azulejos
Escudo heráldico
Tapete geométrico
Manta escocesa motivo geométrico
Treliça - A herança da arquitetura Islâmica - Os Muxarabis
Teto do mausoléu do Profeta Hafiz de Shiraz - Irã

₪₪₪

A Ilha de Marajó é uma ilha brasileira do estado do Pará localizada na foz do Rio Amazonas. A arte encontrada pelos arquelólogos é estimada entre os anos de 1350 e 1450 d.C. Riquíssima em simbologia, a arte das cerâmicas eram de extremo bom gosto. Na decoração de seus objetos de uso, na uniformidade de suas formas e tamanhos, e habilidade na execução de suas incisões e excisões, produzindo um conjunto harmonioso e simbólico, além de belo. 

Tangas da arte ceramista de Marajó, única nas culturas pré-colombianas
Símbolos retirados da arte de Marajó
"Através de datações pelo método C-14 os arqueólogos chegaram a propor que a cultura Marajoara teria surgido por volta do ano de 1.100 a.C. Estas conclusões foram emitidas pelo professor Mário F. Simões e sua equipe, pertencente ao Museu Emílio Goeldi de Belém, Pará." Saber mais ....Mistérios amazônicos.
 
No Islã, a proibição da figura combinou-se ao amor a matemática. Essas artes “aplicadas” utilizavam-se da geometria, da proporção e dos efeitos ópticos como meios em si mesmos. Não havia lugar para o ilusionismo. Passadas de geração em geração, foram modificando-se lentamente ao longo do tempo, reaparecendo nas mesmas formas em diversas culturas. 

Ardabil- Iran
Não se tratava porém nem de arte folclórica nem de decoração tradicionalista dos pintores de tabuletas. Possuíam um vocabulário de imagens, tais como círculo, quadrado, losango, tabuleiro de damas, chave, listas, tramas ornamentais, divisas – o repertório básico da heráldica – que tem sobrevivido extraordinariamente em várias culturas, sendo, na cultura ocidental, considerado domínio dos artesãos. Esse vocabulário foi transmitido independentemente do fluxo e refluxo das escolas de “belas artes".
Detalhe- Ardabil

Obras consultadas: Construtivismo - Origens e Evolução - George Rickey.
Yin - Yang
Outras buscas na web. Imagens: contídas nos livros e pesquisas Google.

.

6 comentários:

Obrigada por chegar até aqui. Seu comentário será valioso para que eu receba através dele, a sua opinião, prova da nossa interação.

Esse blog foi feito para você.

" ARTE é o conhecimento usado para realizar determinadas habilidades ou beleza transcendente de um produto de atividade humana".


Elma

Copyright © 2013 Espaço das Artes and Blogger Templates - *.