'

Arte Popular brasileira - Carrancas

.
No Brasil, a Arte Popular é provavelmente a arte mais praticada no país, por razões históricas, sociais e geográficas. Não se pode, entretanto, confundir arte com artesanato, embora as fronteiras entre ambos nem sempre tenham contornos claros.
Arte popular é aquela em que o artista aprende seu ofício como escultura, modelagem e outros, sem terem frequentado escolas de artes. Mas criam obras de reconhecido valor estético e artístico. A arte popular é intuitiva e trata de valores locais, regionais; representa crenças, lendas, costumes típicos de determinada cultura. O artista popular traduz o universo no qual ele vive, seu dia-a-dia humilde e, muitas vezes, difícil.
Para afugentar maus espíritos e o azar, carranca na proa do navio

Carrancas



Manifestações genuínas da arte popular brasileira, as Carrancas são encontradas não apenas na proa de embarcações do Rio São Francisco, mas também em ambientes decorados e em museus pelo mundo.

Lendas e superstições na arte Popular


 No Vale do São Francisco, acredita-se que as Carrancas protegem os barqueiros e remeiros dos bichos do rio ou de acidentes e afogamentos, dando três gemidos quando há iminência de perigo.

São produzidas em madeira e representam figuras zooantropomorfas - construção de animais e humanas

As carrancas são esculturas de madeira, figurativas, com temas humanos ou de animais, usada na proa das embarcações que navegam pelo Rio São Francisco, no nordeste brasileiro, com a finalidade de afugentar os maus espíritos e proteger de infortúnios.

Em geral, elas tem expressões agressivas e são pintadas com cores fortes. São feitas principalmente por artistas ribeirinhos, chamados carranqueiros. Com vários tamanhos, são usados para espantar o maus espíritos.

As mais populares são encontradas nas embarcações que cruzam o rio São Francisco.
Pintura abstrata inspirada nas máscaras ou carrancas astecas - JFMachados
Pintura do artista Jailson Sever



Um comentário:

  1. De fato, é impressionante a tendência que possuímos queira ou não de deixar nossa marca, sendo artista ou não, através do que falamos, ou no que fazemos, ou no que cremos e amamos. Estou encantada com o que hoje você nos apresenta pelo seu belo trabalho. Uma forma de poder admirá-la, como também de conhecer um pouco sobre o universo das artes. Elma Carneiro, parabéns!

    ResponderExcluir

Obrigada por chegar até aqui. Seu comentário será valioso para que eu receba através dele, a sua opinião, prova da nossa interação.

Esse blog foi feito para você.

" ARTE é o conhecimento usado para realizar determinadas habilidades ou beleza transcendente de um produto de atividade humana".


Elma

Copyright © 2013 Espaço das Artes and Blogger Templates - *.